Desenvolvimento

AUTORCarla Lobo Graça
“O desenvolvimento é a mudança que ocorre ao longo da vida, quer a partir de alterações qualitativas (o que existe muda para algo diferente) quer de um aumento quantitativo (quando algo é acrescentado ao que já existe).

Na Psicologia do desenvolvimento procura-se compreender quais são estas mudanças e os processos segundo os quais ocorrem (como e porquê os comportamentos, os pensamentos e as emoções se originam e se transformam)”.

Cada atleta terá o seu funcionamento psicológico próprio, as diferentes experiências enquanto pessoa levará a um conjunto de competências.

Estas competências serão essenciais para lidar cada vez melhor com as exigências do meio, pois tem um leque variado de capacidades, conceitos e aprendizagens.

O desenvolvimento enquanto atleta também será uma ferramenta importante no seu desenvolvimento pessoal.

Este processo dialético, em que intervêm vários fatores (biológicos, aprendidos/sociais) que influenciam o ser humano, que vai progredindo como um agente ativo com um papel importante no seu desenvolvimento.

A identidade ou marca pessoal de cada atleta será a forma como vai lidando e influenciando os diversos aspetos do meio onde interage.

O trabalho com o atleta, muitas vezes, passa pela partilha da forma como ele vai lidando com treinos, competições, derrotas, vitórias e tantos outros aspetos ligados á prática desportiva.

A verbalização do que sente, a emoção que experiencia e qual o comportamento adotado, será sempre um trabalho importante a fazer com os atletas.

O desenvolvimento físico é algo importante e quando acompanhado de um adequado desenvolvimento psicológico ainda mais relevante se torna.

image