Câmara do Porto
Institucional
Época desportiva
20202021

Município do Porto e ANNP renovam apoio aos clubes

A assinatura dos contratos-programa de desenvolvimento desportivo consumou, nesta terça-feira, a renovação do compromisso da Câmara do Porto para com o desporto jovem, pelo segundo ano consecutivo.

O ato foi formalizado pela vereadora da Juventude e Desporto, Catarina Araújo, e pelo presidente da Associação de Natação do Norte de Portugal, Aníbal Cabral Pires.

Aplicando uma verba superior à do ano passado, e que ascende aos 105.646 euros, a autarquia garante o pagamento integral das inscrições aos atletas integrados nos escalões de formação de 16 modalidades: andebol, atletismo, basquetebol, futebol e futsal, ginástica, hóquei em patins, natação, polo aquático e natação artística, patinagem e patinagem de velocidade, rugby, ténis, voleibol e, pela primeira vez, também o surf.

Como novidade, o Município do Porto passará a antecipar o pagamento destas inscrições – para tal, os contratos de desenvolvimento desportivo vão passar a ser celebrados a cada três meses, na sequência das sugestões apresentadas pelas próprias associações desportivas beneficiárias da medida, e que a Câmara acolheu, frisou a vereadora da Juventude e Desporto na cerimónia de assinatura dos contratos-programa referentes à época 2019/2020.

Nos termos dos contratos a operacionalizar através da empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto do Porto, a Câmara vai continuar a suportar de forma integral a inscrição dos atletas dos escalões de formação, numa medida que abrange este ano 4.810 atletas (menos 63 do que no anterior), em representação de 40 clubes da cidade (mais três do que em 2019).

Na cerimónia em que marcaram presença não só os representantes dos clubes e associações, com quem o Município do Porto estabeleceu os contratos-programa, mas também os vereadores da maioria independente, Catarina Araújo salientou “que este é um caminho que nunca vamos conseguir trilhar sozinhos. Precisámos, mais do que nunca, do empenho dos nossos atletas, da motivação dos seus pais e treinadores, da determinação dos dirigentes de cada clube e da orientação das várias associações desportivas, como aquelas que estão aqui representadas”.

Já a partir do próximo ano, e em face do atual contexto, o Município vai antecipar o pagamento das inscrições, “passando a celebrar estes contratos de desenvolvimento desportivo a cada três meses, dando assim o melhor seguimento a uma sugestão que as próprias associações desportivas nos fizeram chegar”, revelou.

Créditos da foto: Filipa Brito/porto.pt