Natação Pura

Open Vale do Sousa realiza-se este fim de semana com 285 nadadores

O Open Vale do Sousa, que se vai realizar este fim de semana na Piscina Municipal de Felgueiras, vai contar com a participação de 285 atletas (154 masculinos e 131 femininos) em representação de 25 equipas, entre as quais a Seleção Nacional Júnior que se apresentará com sete nadadores.

As olímpicas Vânia Neves (Fluvial Portuense) e Tamila Holub (Sp. Braga) são duas das principais figuras que vão marcar presença nesta quinta edição.

O FC Porto e o Fluvial Portuense, ambos com 30 inscritos cada, são as equipas com maior número de nadadores em prova, seguidos do Famalicão com 26.

O Open Vale do Sousa é uma das provas que permite a obtenção de mínimos para o Campeonato da Europa de piscina curta, a ter lugar em Copenhaga (Dinamarca), de 13 a 17 de dezembro.

Inácio Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, prevê que o Open Vale do Sousa seja “um acontecimento assinalável” para a cidade e natação portuguesa.

“Congratulo-me com a realização deste importante evento de natação, que é o Open Vale do Sousa, em Felgueiras, que se insere na filosofia da Câmara na promoção do desporto. Prevejo que vai ser um acontecimento assinalável, porquanto vão estar ao rubro as emoções próprias de um Open muito disputado, com cerca de 300 atletas, de 25 equipas, onde pontificam os melhores nadadores portugueses”, afirmou o autarca felgueirense.

O edil salienta também a ação sobre o desporto em geral: “A autarquia tem desenvolvido muitas atividades desportivas, federadas e não federadas, das mais diversas modalidades e graus de exigência competitiva. Isso é importante não só para a boa condição física dos cidadãos como também para a integração social, já que o desporto é também um fator privilegiado de sociabilização”, sublinhando que “as provas de corta-mato e os campeonatos nacionais e internacionais de natação têm sido alguns desses muitos eventos em que temos apostado”.

“Temos ainda promovido desporto para cidadãos de todas as idades, jovens e menos jovens, e para cidadãos deficientes. Por outro lado, entre os vários apoios concedidos pela autarquia para o desporto em geral, destaco o apoio financeiro que atribuímos anualmente ao desporto amador das coletividades do concelho”, concluiu Inácio Ribeiro.

Por sua vez, Rodolfo Nunes, diretor-técnico regional da Associação de Natação do Norte de Portugal, prevê que o Open Vale do Sousa seja “uma competição equilibrada e com finais emotivas”.

“Será uma competição que dará o pontapé de saída para o último macrociclo da época, realizada numa cidade com tradições na modalidade há já alguns anos e que continua a apoiar a natação de forma constante e sistemática. Prevejo uma competição equilibrada e com finais emotivas, em que estarão os melhores nadadores da atualidade da ANNP e do norte de Portugal”, afirma o técnico nortenho.

“É também uma competição que visa dar relevo aos escalões de formação com finais de juvenis/infantis separadas das juniores/seniores, mas também onde podem ser alcançados mínimos para os Campeonatos da Europa de piscina curta, a realizar dos dias 13 a 17 de dezembro em Copenhaga”, sublinhou.

No sábado e domingo, as eliminatórias iniciam-se às 09h30 e as finais às 16h00.

A competição é organizada pela Associação de Natação do Norte de Portugal com o apoio da Câmara Municipal de Felgueiras.

Resultados

Programa