Polo Aquático

Miguel Pires: “Torneio de Matosinhos permite competir a um nível com seleções de qualidade”

O selecionador Miguel Pires considera que o Torneio Internacional de Matosinhos de polo aquático feminino em seniores, que se realiza entre sexta-feira e domingo (15 a 17 de dezembro) na Piscina Municipal da Senhora da Hora, “permite competir a um nível com seleções de qualidade”, em vésperas da participação no play-off para o Europeu de 2018.

Nesta primeira edição do evento, organizado pela Associação de Natação do Norte de Portugal e Matosinhos Sport, participam as seleções da Alemanha, Roménia, Turquia e Portugal.

Para a equipa nacional, esta competição serve de preparação tendo vista os jogos do ‘play-off’ frente a Israel, a 17 de fevereiro fora e a 3 de março em casa, para o Campeonato da Europa de 2018, que se realizará em Barcelona (Espanha).

“Queremos, no Torneio Internacional de Matosinhos, pôr em prática o que temos trabalhado nos últimos meses e fazer uma avaliação em competição com equipas de nível bastante competitivo. A Alemanha e a Turquia são seleções que estiveram presentes no último Europeu (Belgrado-2016). A Roménia é um país recente ainda na prática do polo aquático no género feminino, mas tem evoluído bastante. Alemanha será a seleção com mais palmarés, mas as outras duas vão criar muitas dificuldades”, afirma o selecionador português Miguel Pires, considerando que este é um bom teste para o desafio europeu que se avizinha: “Temos a ambição de estar presentes pela segunda vez consecutiva num campeonato da Europa, em julho de 2018. Este será um bom teste. Sabemos que o nosso adversário direto, Israel, também se está a preparar muito bem e que vão ser jogos equilibrados”.

Para o técnico nacional, será importante “ter o apoio do público no torneio de Matosinhos”, município que já “recebe jogos do campeonato da Primeira Divisão de bom nível e recentemente um clube da cidade [Leixões] iniciou a prática do polo aquático”, agradecendo ainda o apoio da Câmara de Matosinhos e da ANNP: “Sem eles não seria possível este torneio, tão importante para nós”, concluiu.

Convocadas da Seleção Nacional: Ana Jardim, Maria Sande Sampaio e Inês Nunes (SL Benfica); Jessica Teixeira (Aquático Pacense); Ana Rita Pereira, Catarina Reis, Maria Beatriz Ferreira, Cláudia Costa, Maria Ramos Brandão, Diana Almeida, Elisabete Matos e Patrícia Cardoso (Fluvial Portuense); Manuela Freitas (Gondomar); Inês Braga (Verona); Rafaela Duarte (Paredes)

Quadro técnico e staff: Miguel Pires (Selecionador Nacional); Alexandra Chatillon (Treinadora Assistente); Ana Ferreira (Fisioterapeuta)

Calendário:

15 dez. (sexta-feira)

18h00 Turquia-Roménia

19h30 Portugal-Alemanha

16 dez. (sábado)

18h00 Alemanha-Roménia

19h30 Portugal-Turquia

17 dez. (domingo)

09h00 Alemanha-Turquia

10h30 Portugal-Roménia