A Associação de Natação do Norte de Portugal foi fundada em 1920 como Delegação do Porto da Liga Portuguesa dos Clubes de Natação.

Ao longo da sua história foi sofrendo alterações à sua denominação: em 1925 passa a designar-se Liga Portuguesa dos Amadores de Natação; em 1930 surge como Associação Portuense de Natação; em 1949 passa a designar-se Associação de Natação do Porto.

Face ao aparecimento de um vasto número de clubes na Zona Norte do País, em 1996 é decidido mudar para a denominação atual: Associação de Natação do Norte de Portugal.

A ANNP, que tutela as competições de natação pura, polo aquático, natação artística, natação adaptada, águas abertas e masters, é uma Instituição de Utilidade Pública sem fins lucrativos desde 2003 e foi distinguida em 1984 com a Medalha de Bons Serviços Desportivos, atribuída pelo Ministério da Qualidade de Vida.

Com sede no Porto – área territorial abrange os Distritos do Porto, Braga e Aveiro –, a ANNP tem atualmente filiados cerca de 30 clubes, 2500 atletas, 150 treinadores e 300 árbitros.