Treinadores à Moda Antiga

Ciclo de Conferências do Centenário abre com “Treinadores à Moda Antiga” a 22 de novembro

A Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP), no âmbito da celebração do Centenário, inicia, no dia 22 de novembro (20h30), o Ciclo de Conferências na Casa do Desporto do Porto (Auditório do Edifício Sede da ANNP) com a discussão do tema “Treinadores à Moda Antiga”, cujos convidados são António Florim, João Botelho e António Vasconcelos.

As experiências de cada um, as técnicas utilizadas nos anos 80 e comparação com os atuais métodos de treino, a discussão sobre evolução das condições de treino e as ações de formação dos anos 90 são alguns dos assuntos a serem abordados na conferência.

Esta ação está creditada junto do IPDJ com 0,6 UC para renovação do TPTD Natação de todos os graus e disciplinas.

As inscrições são gratuitas e os interessados deverão enviar email para info@annp.pt com assunto “Ciclo de Conferências do Centenário” - “Treinadores à Moda Antiga” e os seguintes dados: Nome; Data de Nascimento; Morada; Localidade; Código Postal; Telemóvel; E-mail; Número Fiscal; e Número CC.

A ANNP, a mais antiga instituição desportiva de Natação em Portugal, celebra o seu centenário em 2020, cujo programa de comemorações, entre 28 de setembro deste ano e 10 de outubro do próximo ano, é composto por um vasto leque de eventos.

Do calendário de atividades destaca-se o ciclo de conferências (entre novembro de 2019 e janeiro de 2020), em que serão debatidos os temas “Treinadores à Moda Antiga”, “o Ressurgimento do Polo Aquático” e “As provas de Natação no Rio Douro”, o “Jogo do Século” de polo aquático (15 de dezembro de 2019, Matosinhos), que pretende recriar o CDUP-Fluvial Portuense com jogadores que participaram no primeiro campeonato nacional de 1985, a “Exibição do Século” de natação artística (23 de maio de 2020, Felgueiras), com dueto que participou no primeiro campeonato nacional de 1993, o “Super Sprint do Século” de natação (6 de junho de 2020, Porto), com as principais figuras portuguesas que participaram nas 35 edições do Meeting Internacional do Porto, o regresso da Prova de águas abertas no Rio Douro (zona ribeirinha entre Porto e Vila Nova de Gaia) a 5 de julho de 2020 e uma gala de encerramento das comemorações, a ter lugar no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões a 10 de outubro de 2020. A escolha deste local tem por base a realização da primeira prova oficial de natação no Norte do País, em 1907: Taça Leixões.

Ainda nesta cerimónia, em que serão atribuídos os troféus do século, a ANNP vai lançar um livro que retrata a história dos seus 100 anos de vida.

A Comissão Organizadora do Centenário é liderada por José Manuel Dias da Fonseca, atual presidente da Casa da Arquitetura - Centro Português de Arquitetura.

A Associação de Natação do Norte de Portugal foi fundada em 1920 como Delegação do Porto da Liga Portuguesa dos Clubes de Natação.

Ao longo da sua história foi sofrendo alterações à sua denominação: em 1925 passou a designar-se Liga Portuguesa dos Amadores de Natação; em 1930 surgiu como Associação Portuense de Natação; em 1949 passou a designar-se Associação de Natação do Porto.

Face ao aparecimento de um vasto número de clubes na Zona Norte do País, em 1996 foi decidido mudar para a denominação atual: Associação de Natação do Norte de Portugal.

A ANNP, que tutela as competições regionais de natação pura, polo aquático, natação artística, natação adaptada, águas abertas e masters, é uma Instituição de Utilidade Pública sem fins lucrativos desde 2003 e foi distinguida em 1984 com a Medalha de Bons Serviços Desportivos, atribuída pelo Ministério da Qualidade de Vida.

Com sede no Porto – área territorial abrange os Distritos do Porto, Braga e Aveiro –, a ANNP tem atualmente filiados cerca de 30 clubes, 2500 atletas, 150 treinadores e 300 árbitros.