As Provas de Natação no Rio Douro
Época desportiva
20192020

Conferência “As Provas de Natação no Rio Douro” a 31 de janeiro

O Ciclo de Conferências, no âmbito do Centenário da Associação de Natação do Norte de Portugal, prossegue no próximo dia 31 de janeiro (20h30), na Casa do Desporto do Porto (Auditório do Edifício Sede da ANNP), com a discussão do tema “As Provas de Natação no Rio Douro” e os convidados José Freitas, Domingos Pinto e Luís Pereira Sousa.

As experiências de cada um; origem das provas de natação no rio Douro; descrição das principais figuras nas travessias; e segurança nas provas de águas abertas são alguns dos assuntos a serem abordados na conferência.

Esta ação está creditada junto do IPDJ com 0,6 UC para renovação do TPTD Natação de todos os graus e disciplinas.

As inscrições são gratuitas e os interessados deverão enviar email para info@annp.pt com assunto “Ciclo de Conferências do Centenário” - “As Provas de Natação no Rio Douro” e os seguintes dados: Nome; Data de Nascimento; Morada; Localidade; Código Postal; Telemóvel; E-mail; Número Fiscal; e Número CC.

A ANNP, a mais antiga instituição desportiva de Natação em Portugal, celebra o seu centenário em 2020, cujo programa de comemorações, que arrancou a 28 de setembro de 2019 e termina a 10 de outubro deste ano, é composto por um vasto leque de eventos.

Do calendário de atividades destaca-se o ciclo de conferências (entre novembro de 2019 e janeiro de 2020), com os temas “Treinadores à Moda Antiga”, “o Ressurgimento do Polo Aquático” e “As provas de Natação no Rio Douro”, o “Jogo do Século” de polo aquático (15 de dezembro de 2019, Matosinhos), que recriou o CDUP-Fluvial Portuense com jogadores que participaram no primeiro campeonato nacional de 1985, a “Exibição do Século” de natação artística (23 de maio de 2020, Felgueiras), com dueto que participou no primeiro campeonato nacional de 1993, o “Super Sprint do Século” de natação (6 de junho de 2020, Porto), com as principais figuras portuguesas que participaram nas 35 edições do Meeting Internacional do Porto, o regresso da Prova de águas abertas no Rio Douro (zona ribeirinha entre Porto e Vila Nova de Gaia) a 5 de julho de 2020 e uma gala de encerramento das comemorações, a ter lugar no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões a 10 de outubro de 2020. A escolha deste local tem por base a realização da primeira prova oficial de natação no Norte do País, em 1907: Taça Leixões.

Ainda nesta cerimónia, em que serão atribuídos os troféus do século, a ANNP vai lançar um livro que retrata a história dos seus 100 anos de vida.

A Comissão Organizadora do Centenário é liderada por José Manuel Dias da Fonseca, atual presidente da Casa da Arquitetura - Centro Português de Arquitetura.

A Associação de Natação do Norte de Portugal foi fundada em 1920 como Delegação do Porto da Liga Portuguesa dos Clubes de Natação.

Ao longo da sua história foi sofrendo alterações à sua denominação: em 1925 passou a designar-se Liga Portuguesa dos Amadores de Natação; em 1930 surgiu como Associação Portuense de Natação; em 1949 passou a designar-se Associação de Natação do Porto.

Face ao aparecimento de um vasto número de clubes na Zona Norte do País, em 1996 foi decidido mudar para a denominação atual: Associação de Natação do Norte de Portugal.

A ANNP, que tutela as competições regionais de natação pura, polo aquático, natação artística, natação adaptada, águas abertas e masters, é uma Instituição de Utilidade Pública sem fins lucrativos desde 2003 e foi distinguida em 1984 com a Medalha de Bons Serviços Desportivos, atribuída pelo Ministério da Qualidade de Vida.

Com sede no Porto – área territorial abrange os Distritos do Porto, Braga e Aveiro –, a ANNP tem atualmente filiados cerca de 30 clubes, 2500 atletas, 150 treinadores e 300 árbitros.