Felgueiras1
Natação Pura
Época desportiva
20202021

Rodolfo Nunes: “[Meeting de Felgueiras] será um evento emotivo para todos ligados à modalidade”

Rodolfo Nunes, diretor-técnico regional (DTR) da Associação de Natação do Norte de Portugal, considera que o Meeting de Felgueiras – Capital do Calçado, cuja primeira edição se realiza no próximo fim de semana na Piscina Municipal de Felgueiras, “será um evento emotivo para todos os agentes ligados à modalidade e emocionante, não só por resultados de bom nível, mas acima de tudo pelo regresso à competição de mais alguns nadadores”.

O responsável técnico associativo refere que o Meeting de Felgueiras, que veio substituir o Open Vale do Sousa, “é uma competição com um novo formato devido às contingências que a pandemia do COVID-19 veio trazer ao desporto em geral e à natação em particular”, frisando que a prova “será realizada numa cidade que acolhe, acarinha, apoia e vive a modalidade como poucas em Portugal”.

A competição não terá eliminatórias, nem finais, sendo disputada no sistema de séries nas duas variantes competitivas: juvenis e juniores/seniores.

Segundo Rodolfo Nunes, o evento “tem ainda mais uma característica que a torna especial, pois será a primeira competição organizada pela ANNP nos últimos 14 meses”.

“Tudo isto acontece devido ao grande esforço, consciência e dedicação de todos os elementos diretivos e técnicos da ANNP e à colaboração da autarquia de Felgueiras, que sempre apoiou as iniciativas de natação pura ali solicitadas durante este período, mas que por este ou aquele motivo via canceladas a realização das mesmas”, sublinha o DTR, lembrando que “estarão presentes alguns dos melhores nadadores nacionais da atualidade, tal como nadadores em representação de clubes de mais sete associações territoriais”.

Diana Durães (Benfica), Tamila Holub (Sp. Braga) e Gabriel Lopes (Louzan Natação), com mínimos para os Jogos Olímpicos de Tóquio, são três das principais figuras presentes neta primeira edição do evento.

A competição vai contar com a participação de 321 atletas (183 masculinos e 138 femininos) em representação de 30 clubes.

O FC Porto, com 34 inscritos, é a equipa com maior número de nadadores em competição, seguido do Sporting de Braga com 26 e Leixões Sport Clube com 21.

No sábado e domingo, as provas iniciam-se às 10h00 (Juvenis) e 16h00 (Juniores/Seniores).

Sem a presença de público, o Meeting de Felgueiras – Capital do Calçado decorrerá no cumprimento de todas as normas definidas no protocolo de higiene e segurança.

O evento é organizado pela Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP), em parceria com a Câmara Municipal de Felgueiras.