Mariana Cunha
Natação Pura
Época desportiva
20202021

Mariana Cunha e Diogo Ribeiro batem recordes

Mariana Cunha e Diogo Ribeiro, da Seleção Nacional Júnior, estabeleceram, este sábado, novos recordes nacionais juniores de 17 anos nas finais do 36.º Meeting Internacional do Porto.

Mariana Cunha fixou novo máximo nos 100 mariposa com 1.00,11, que equivaleu a novo recorde do meeting, enquanto Diogo Ribeiro fixou novo máximo nacional nos 50 mariposa em 24,40 – já tinha batido o recorde nas eliminatórias em 24,69.

Ambos os nadadores têm mínimos para os próximos Europeus de Juniores em Itália.

Nesta distância dos 50 mariposa, o brasileiro Leonardo Schilling, do FC Porto, superou por duas vezes o recorde do meeting: de manhã com 24,29 e à tarde com 23,97.

Rafaela Azevedo (Algés) estabeleceu um novo recorde do meeting nos 50 costas com 28,62, enquanto João Costa bateu o máximo do meeting nos 50 costas em 25,74 e nos 100 costas em 54,96 – de manhã tinha sido batido o recorde nesta distância por Yeziel Miranda em 55,58.

A seleção espanhola lidera ao final do primeiro dia de competição com 440 pontos, seguido do FC Porto com 426 pontos e da Seleção Júnior de Portugal com 247.

O 36.º Meeting Internacional do Porto é a última oportunidade para obtenção de mínimos para os Jogos Olímpicos (24 a 31 de julho).

Do último Europeu em Budapeste, João Costa (Vitória Sport Clube), Rafaela Azevedo (Sport Algés e Dafundo), Francisco Santos e Francisco Quintas (Sporting) sonham no Porto ainda obter a marca de acesso a Tóquio.

Até ao momento, Alexis Santos, José Paulo Lopes, Tamila Holub, Diana Durães, Gabriel Lopes e Ana Catarina Monteiro são os detentores do “passaporte” para os Jogos.

A prova portuense é também a derradeira chance de obtenção de mínimos para o Campeonato da Europa de Juniores, que se realiza em Roma de 6 a 11 de julho.

Em competição estão 265 atletas (151 masculinos e 114 femininos) em representação de 38 equipas, entre as quais as Seleções de Juniores de Portugal e Espanha, e nadadores oriundos do nosso País, Angola, Quénia, Porto Rico, Santa Lúcia e Kuwait – os três últimos representam a equipa norte-americana do Azura Florida Aquatics – que também buscam os mínimos para Tóquio.

Sem a presença de público, o meeting cumpre todas as normas definidas no protocolo de higiene e segurança.

O evento está a ser transmitido em direto através do Facebook da ANNP e do jornal online Globalnews.

O Meeting Internacional do Porto é organizado pela Associação de Natação do Norte de Portugal, em parceria com a Câmara Municipal do Porto, através da Ágora, e FC Porto, com apoio da Junta de Freguesia de Campanhã.

Catarina Araújo, vereadora do Desporto do município portuense, marcou presença na sessão das finais.

Este domingo, as eliminatórias têm início às 09h30 e as finais às 16h30.

Resultados em direto