Meeting Póvoa de Varzim
Natação Pura
Época desportiva
20192020

Recorde de participantes em ano olímpico

O XI Meeting Internacional da Póvoa de Varzim, agendado para os dias 1 e 2 de fevereiro nas Piscinas Municipais, vai contar com um número recorde de participantes: 501 atletas (284 masculinos e 217 femininos) em representação de 50 equipas oriundas de Portugal, Espanha e Itália e as estreantes de França, Roménia e Egito.

Vencedor coletivo de quatro edições, o FC Porto, com 31 inscritos, é a equipa com maior número de nadadores em prova, seguido do Sporting de Braga com 28 e do Grupo Desportivo de Famalicão com 26.

A Seleção Nacional Pré-Júnior vai também marcar presença na prova com 24 nadadores: Carolina Miranda Fernandes e Maria Carolina Almeida (CGA); Bernardo Jorge Simões (CNCVG); Daniela Magalhães Lopes e Gabriel Moreira Santos (GDNFAMA); Rodrigo Miguel Reis e Nuno Marques Silva (ADBA); Marta João Pires e João Lourenço Rebelo (SAD); Soraia Alexandra Delgado, Ana Beatriz Simões e Érica Cristina Reis (SCP); Mariana Carmo Rosa (ALN); João Peres Costa e Gustavo Carvalho Silva (CNPV); Marisa Isabel Nobre (SCC); Sofia Antunes Sebastião (CNA); Martim Henriques Carvalho (CNRM); Joana Silva Alves (BSCN); Carolina Rei Pereira (CNVA); Gustavo Pires Marques (FBSC); Laura Fabiana Estevens (CNOL); Margarida Claudino Nicolau (CNTN); e Maria Leonor Coelho (SLB).

Individualmente, destacam-se duas figuras: os olímpicos Diogo Carvalho (Galitos) e Ana Rodrigues (Associação Desportiva Sanjoanense).

O nadador do clube de Aveiro, que ainda ambiciona participar nos Jogos de Tóquio-2020 – já conta com três participações olímpicas no seu currículo – está inscrito nos 100 livres, 100 costas, 50 e 100 bruços, 50, 100 e 200 mariposa e 200 estilos. É recordista nacional absoluto nos 100 mariposa.

Já a nadadora da equipa de São João da Madeira, olímpica em Londres-2012, vai nadar nos 50 e 100 livres e 50 e 100 bruços, distâncias em que é recordista nacional absoluta.

O FC Porto vai realizar uma tentativa de recorde nacional, em extra-competição, na estafeta de juvenis B mista nos 4x50 livres e 4x50 estilos.

Ana Filipa Castro (Feira Viva), na classe S8, vai tentar obter mínimos para os Europeus de natação adaptada nos 400 livres.

O Meeting Internacional da Póvoa de Varzim, que marca o arranque das principais provas de piscina longa em 2020, é organizado pela Associação de Natação do Norte de Portugal, Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e Varzim Lazer.

Luís Diamantino (Vereador da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim):

“Com meio milhar de atletas, diria que é voltar às melhores edições deste meeting. É bom para a Póvoa de Varzim, para a natação, um número muito grande de atletas que vem engrandecer este meeting. O sucesso deste meeting é o sucesso de Portugal, é o sucesso da Póvoa de Varzim”.

José Manuel Almeida (Administrador da Varzim Lazer)

“Tudo faremos que estes 501 atletas, as suas famílias, não lhe falte nada, para que tenham uma permanência boa e que possam desfrutar da Póvoa de Varzim”.

Aníbal Cabral Pires (Presidente da ANNP)

“Este ano, as condições são melhores. Há quase o dobro de participantes. Não basta só dizer que é ano olímpico, mas também pela qualidade desta prova, pela maneira como são recebidos na Póvoa de Varzim. Deve-nos merecer referência a qualidade dos estrangeiros e os pré-olímpicos”.