Meeting Póvoa de Varzim
Natação Pura
Época desportiva
20192020

Rodolfo Nunes: “Meeting promove contacto dos nossos nadadores com alguns estrangeiros de valia superior”

Rodolfo Nunes, diretor-técnico regional da Associação de Natação do Norte de Portugal, considera que o Meeting Internacional da Póvoa de Varzim, cuja 11.ª edição se realiza este fim de semana na piscina municipal, “promove contacto dos nadadores portugueses com alguns estrangeiros de valia superior”.

“O Meeting da Póvoa de Varzim serve principalmente como um momento de controlo e avaliação dos nadadores deste ciclo de preparação. Este ano com um número recorde de participantes, o que nos dá uma responsabilidade acrescida na gestão da competição e atesta a qualidade que este Meeting tem vindo a alcançar época após época dentro e fora de portas. Teremos pela primeira vez a seleção nacional pré-júnior o que muito nos honra”, refere o responsável técnico.

“Relativamente à competição propriamente dita e tal como nas épocas anteriores, prevê-se um fim de semana com eliminatórias e finais emotivas e equilibradas numa cidade que apoia a divulgação e o desenvolvimento da natação de forma cada vez mais sustentada.

O XI Meeting Internacional da Póvoa de Varzim vai contar com um número recorde de participantes: 501 atletas (284 masculinos e 217 femininos) em representação de 50 equipas oriundas de Portugal, Espanha e Itália e as estreantes de França, Roménia e Egito.

Vencedor coletivo de quatro edições, o FC Porto, com 31 inscritos, é a equipa com maior número de nadadores em prova, seguido do Sporting de Braga com 28 e do Grupo Desportivo de Famalicão com 26.

A Seleção Nacional Pré-Júnior vai também marcar presença na prova com 24 nadadores.

Individualmente, destacam-se duas figuras: os olímpicos Diogo Carvalho (Galitos) e Ana Rodrigues (Associação Desportiva Sanjoanense).

O nadador do clube de Aveiro, que ainda ambiciona participar nos Jogos de Tóquio-2020 – já conta com três participações olímpicas no seu currículo – está inscrito nos 100 livres, 100 costas, 50 e 100 bruços, 50, 100 e 200 mariposa e 200 estilos. É recordista nacional absoluto nos 100 mariposa.

Já a nadadora da equipa de São João da Madeira, olímpica em Londres-2012, vai nadar nos 50 e 100 livres e 50 e 100 bruços, distâncias em que é recordista nacional absoluta.

O FC Porto vai realizar uma tentativa de recorde nacional, em extra-competição, na estafeta de juvenis B mista nos 4x50 livres e 4x50 estilos.

Ana Filipa Castro (Feira Viva), na classe S8, vai tentar obter mínimos para os Europeus de natação adaptada nos 400 livres (5.36,85).

No sábado e domingo, as eliminatórias têm início às 09h00 e as finais às 16h30.

O Meeting Internacional da Póvoa de Varzim, que marca o arranque das principais provas de piscina longa em 2020, é organizado pela Associação de Natação do Norte de Portugal, Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e Varzim Lazer.