Campanhã
Natação Pura
Época desportiva
20222023

Meeting do Porto reúne elite olímpica, duelo à vista entre Diogo Ribeiro e Govorov

O Meeting Internacional do Porto, agendado para os dias 10 e 11 de junho na Piscina de Campanhã, vai reunir um conjunto de atletas de elite, entre os quais Diogo Ribeiro (Benfica), o melhor nadador nacional da atualidade, e o ucraniano Andrii Govorov (Vitória Sport Clube), recordista mundial dos 50 mariposa.

Já com mínimos para os próximos Jogos Olímpicos (50m e 100m livres), Diogo Ribeiro, de 18 anos, é tricampeão mundial júnior (50m livres, 50m e 100m mariposa), recordista mundial júnior em 50m mariposa (22,96s), medalha de bronze nos Europeus de Roma (50m mariposa) e recordista nacional em quatro provas — vai nadar as quatro, 50m e 100m livres e 50m e 100m mariposa no Meeting do Porto e ainda nos Mundiais de Fukuoka (julho).

Por sua vez, Andrii Govorov está inscrito nos 50 livres e 100 livres e 50 mariposa, antevendo-se um interessante duelo com Diogo Ribeiro.

Igualmente com mínimos para Paris-2024, apresentam-se na cidade Invicta Miguel Nascimento (Benfica), recordista nacional dos 200 livres, e Camila Rebelo (Louzan Natação), recordista nacional dos 100 e 200 costas.

Os olímpicos Gabriel Lopes (Louzan Natação), recordista nacional dos 200 bruços, Ana Catarina Monteiro (Clube Fluvial Vilacondense), recorde nacional dos 200 mariposa, Diana Durães (Benfica), recordista nacional dos 800 e 1500 livres, Ana Rodrigues (Escola Desportiva de Viana), recordista nacional dos 50 livres, 50 e 100 bruços, Fernando Silva (Naval do Funchal) e Tamila Holub (Sporting de Braga) são outros nomes de peso na prova portuense, a par de João Costa (Vitória Sport Clube), recordista nacional dos 100 costas, Rafaela Azevedo (Algés e Dafundo), recordista nacional dos 50 costas, e Ana Margarida Guedes (Ginásio de Vila Real), recordista nacional dos 50 mariposa.

Um elenco de luxo na mais antiga prova do calendário nacional que conta com um total de 445 atletas (243 masculinos e 202 femininos) em representação de 61 equipas provenientes de Portugal, Espanha, Líbano, Suíça, Angola e Moçambique.

O FC Porto, com 22 inscritos, é o clube com maior número de nadadores em competição.

O Meeting Internacional do Porto integra o lote de provas habilitada para a obtenção de mínimos para os Jogos Olímpicos de Paris, contudo, caso se venham a registar essas marcas, terão posteriormente de ser confirmadas pela World Aquatics.

O evento volta a ter prémios monetários, em linha com a aposta do aumento de qualidade da competição, estendendo, de forma inédita, os prémios monetários aos oito melhores pontuados (masculino e feminino).

As eliminatórias têm início às 09h00 e as finais às 16h30.

Está disponível, durante o fim de semana do evento, a utilização do Parque de Estacionamento da Escola Ramalho Ortigão, junto à piscina, entre as 07h00 e as 20h00.

O evento, organizado pela Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP) em parceria com Ágora e FC Porto, tem o apoio do município do Porto e Junta de Freguesia de Campanhã e será transmitido em direto através do Facebook e Youtube da ANNP.

Clique aqui para aceder a todas as informações sobre o evento.