Rodolfo Nunes
Natação Pura
Época desportiva
20222023

Rodolfo Nunes e a edição histórica do Meeting da Póvoa de Varzim: “Será a mais equilibrada e emotiva de todas”

Rodolfo Nunes, diretor-técnico territorial da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP), considera que a 13.ª edição do Meeting Internacional da Póvoa de Varzim, que se realiza este fim de semana na Piscina Municipal, “será a mais equilibrada e emotiva de todas, não só pelo número recorde de inscritos na competição, infelizmente sem poder acolher todas as inscrições recebidas, mas principalmente pela qualidade dos atletas participantes em cada uma das provas”.

Para o responsável técnico, o meeting poveiro servirá também como “um momento de controlo e avaliação dos nadadores a meio do ciclo de preparação, como já vem sendo habitual, tal como consta no Plano de Alto Rendimento”.

O DTT nortenho prevê “um fim de semana com finais emotivas e equilibradas”, antevendo igualmente “algumas surpresas, com os mais novos a tentarem intrometer-se nas finais e obrigando os mais experientes a estarem atentos, tudo isto nas piscinas de um município que apoia e divulga a modalidade e que sabe receber cada vez melhor competições desta natureza”.

A 13.ª edição do Meeting Internacional da Póvoa de Varzim, agendado para este fim de semana na Piscina Municipal da Póvoa de Varzim, será a maior de sempre, estando confirmada a presença de seis nadadores olímpicos.

Estão inscritos 502 atletas (247 masculinos e 245 femininos) em representação de 50 equipas oriundas de Espanha (3), Itália (3) e Portugal (43), superando a edição de 2020 que registou 501 participantes.

O FC Porto, com 26 inscritos, é o clube com maior número de nadadores em competição, tendo vencido o troféu coletivo por seis vezes, entre os quais nas quatro últimas edições.

A seleção da Galiza, o Real Club Náutico de Vigo e o Club Natación Ponteareas são as equipas vindas de Espanha, enquanto de Itália estarão as formações do Canottieri Milano, Rari Nantes Saronno e a seleção da Lombardia.

Entre os portugueses, destaque para a participação dos olímpicos Diana Durães (Benfica), Gabriel Lopes (Louzan Natação), Angélica André (FC Porto), Ana Rodrigues (Escola Desportiva de Viana), Tamila Holub e José Paulo Lopes (Sporting de Braga).

Francisca Martins (Foca Quinta da Lixa), Ana Margarida Guedes (Ginásio Vila Real), João Costa (Vitória Sport Clube) e Camila Rebelo (Louzan Natação), recordistas nacionais absolutos, são outros nomes fortes da competição, bem como a promissora nadadora Mariana Cunha (Colégio Efanor), que bateu esta época o recorde nacional absoluto dos 100 estilos em piscina curta.

A Seleção Nacional Pré-Júnior participa na prova com 20 nadadores.

Com carácter de excecionalidade e enquadrado no plano de preparação para os Jogos Paralímpicos de Paris-2024, vão competir ainda cinco atletas de natação adaptada que representaram Portugal no Mundial de 2022.

O meeting volta a ter prémios monetários, em linha com a aposta no aumento de qualidade do evento. De forma inédita, a ANNP vai estender os prémios aos oito melhores pontuados (masculino e feminino) da competição.

No sábado e domingo, as eliminatórias têm início às 09h00 e as finais às 16h00.

O Meeting Internacional da Póvoa de Varzim, organizado pela ANNP, em parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e Varzim Lazer, será transmitido em direto através da rede social Facebook da ANNP.

Resultados em direto

Transmissão em direto

Todas as informações sobre o evento aqui.