Mafalda Rosa e Tiago Campos
Águas Abertas
Época desportiva
20212022

Tiago Campos e Mafalda Rosa na Douro Bridges Open Water, Daniela Lopes também confirmou

Tiago Campos e Mafalda Rosa, dois dos principais especialistas portugueses em águas abertas, confirmaram a participação na Douro Bridges Porto & Gaia Open Water.

A prova vai realizar-se no dia 4 de setembro e terá a sua partida na Ribeira do Porto com chegada à Douro Marina, em Vila Nova de Gaia, numa distância aproximada de quatro quilómetros.

Tiago Campos (dorsal 4) e Mafalda Rosa (dorsal 3) são ambos atletas do Clube de Natação de Rio Maior e dos mais cotados a nível nacional.

Olímpico em Tóquio-2020, onde se classificou no 23.º lugar na maratona de 10km, Tiago Campos, de 23 anos, é detentor do título nacional dos 7,5km, tendo sido 20.º no último Mundial em Budapeste.

Por sua vez, Mafalda Rosa, 12.ª no mesmo Mundial, conquistou esta época o título nacional dos 5km e foi prata nos 7,5km. Depois de ter sido em 2021, em Paris, campeã europeia de juniores, a atleta, de 18 anos, orientada pelo técnico Nuno Ricardo, alcançou a medalha de bronze no Europeu realizado em Setúbal.

Confirmada está também a presença de Daniela Lopes (Grupo Desportivo de Famalicão), atleta que também se destacou nesta temporada.

A nadadora famalicense, de 17 anos, é detentora do título nacional de juniores de 7,5km. No Europeu de juniores, na mesma distância, Daniela Lopes concluiu a prova no 24.º lugar, tendo sido ainda sétima na estafeta mista.

As inscrições estão abertas desde 15 de julho.

A última prova de águas abertas no Rio Douro teve lugar em 1979 com a Travessia do Porto a Nado que teve a sua origem no longínquo ano de 1916.

O evento, que integra o Circuito Nacional de Águas Abertas e decorre sob a égide da Federação Portuguesa de Natação, será organizado pela ANNP em parceria com os municípios do Porto e Vila Nova de Gaia.

O anúncio da realização do evento teve eco em dezenas de órgãos de Comunicação Social.