António Bessone Basto
Águas Abertas
Época desportiva
20212022

Bessone Basto na Douro Bridges lembra avô: “Se ele cá estivesse, estaria muito feliz por saber que as provas vão regressar ao rio”

António Bessone Basto, considerado um dos mais ecléticos atletas portugueses de sempre – ganhou mais de 1500 prémios, títulos e troféus nas mais diversas modalidades, da natação ao andebol –, confirmou a participação na Douro Bridges Porto & Gaia Open Water.

“Fiquei surpreendido pelo convite que a organização me fez. Já sabem que eu vou a todas! A travessia no Douro foi das primeiras provas que se realizaram em Portugal. Foi bom saber que iriam voltar a organizar uma prova no Rio Douro que é parecida com uma minha no Rio Tejo”, afirma o nadador, atualmente presidente do Sport Algés e Dafundo.

A Douro Bridges Porto & Gaia Open Water vai realizar-se no dia 4 de setembro e terá a sua partida na Ribeira do Porto com chegada à Douro Marina, em Vila Nova de Gaia, numa distância aproximada de quatro quilómetros.

Mas há uma forte ligação familiar de “Toni” às provas no rio Douro. O seu avô, Rodrigo Bessone Basto, foi o principal dominador das primeiras edições da Travessia do Porto a Nado. Esta prova, a mais importante emblemática de todas as que se realizaram no rio Douro, iniciou-se em 1916 e a sua última edição ocorreu em 1979.

“O meu avô contava-me que participava em muitas travessias. Nadavam de touca em pano com número. Se ele cá estivesse, estaria muito feliz por saber que as provas vão regressar ao rio Douro. Tive com o meu avô até aos 18 anos. Falo muito dele na minha biografia, é o meu ídolo. Imagino o que o meu avô tinha de passar para chegar ao Norte do País, o tempo de viagem”, refere Bessone Basto.

O nadador, de 76 anos, considera que “as águas abertas significam natureza e o que a malta quer é participar”. “Apesar de não estar a treinar, para fazer quatro quilómetros ainda faço com uma perna atrás das costas”, diz o nadador, prevendo que “esta prova tem condições muito boas”. “Faz-me lembrar a travessia de Navia. A Douro Bridges tem capacidade para ter um futuro risonho, tem condições invejáveis”, conclui o nadador algesino.

As inscrições estão abertas desde 15 de julho.

O evento, que integra o Circuito Nacional de Águas Abertas e decorre sob a égide da Federação Portuguesa de Natação, será organizado pela ANNP em parceria com os municípios do Porto e Vila Nova de Gaia.

O anúncio da realização do evento teve eco em dezenas de órgãos de Comunicação Social.