águas abertas
Águas Abertas
Época desportiva
20212022

Esclarecimento – Douro Bridges Porto & Gaia Open Water

Relativamente à desclassificação de diversos participantes no final da prova Douro Bridges – Porto & Gaia – Open Water, vem a Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP), na qualidade de entidade organizadora, esclarecer o seguinte:

 

1. Regulamentos da Douro Bridges – Porto & Gaia – Open Water

•      1.1 – Ponto 1: “A 1ª Edição da “Douro Bridges – Porto & Gaia – Open Water” é uma competição de Natação, na disciplina de Águas Abertas, que integra o XV Circuito Nacional de Águas Abertas de 2021/2022 da Federação Portuguesa de Natação.”

 

•      1.2. – Ponto 8, alínea g): “Os fatos isotérmicos são fatos que produzem isolamento térmico. Os fatos isotérmicos, tanto para género feminino como masculino, têm de cobrir o tronco, costas, ombros e joelhos. Mas não se podem estender para além do pescoço, dos tornozelos e pulsos.”

 

•      1.3. – Ponto 8, alínea j): “Se no dia da prova a temperatura da água for igual ou superior a 18ºC e inferior a 20ºC, o uso de fatos isotérmicos é opcional.”

 

•      1.4. – Ponto 8, alínea n): “Estas regras também são aplicadas aos nadadores da categoria de Master.” (FINA By Laws, valid as of 29.08.2016; BL 8 SWIMWEAR -BL 8.4; BL 8.5; BL 8.6).

 

2. Regulamento XV Circuito Nacional de Águas Abertas.

•      2.1. – Ponto 5, alínea 5.8: “É permitido o uso de fato isotérmico mediante a temperatura da água, mas não de quaisquer meios auxiliares de propulsão, flutuação ou respiração.”

 

•      2.2. – Ponto 5, alínea 5.9: “Para as provas com a temperatura da água igual a 20ºC ou superior, não são permitidos fatos isotérmicos. Os fatos em material têxtil não podem ir além dos ombros, pescoço e tornozelos, respeitando em todos os outros requisitos as especificações dos fatos para a piscina. Para provas com temperatura igual a 18ºC ou superior, e abaixo dos 20ºC, o fato isotérmico é opcional. É obrigatório o uso de fato isotérmico quando a água se encontra a menos de 18ºC, exclusive. A propósito destas regras, os fatos isotérmicos são fatos que produzem isolamento térmico. Os fatos isotérmicos, tanto para homem e mulher, têm de cobrir o tronco, costas, ombros e joelhos. Mas não se podem estender para além do pescoço, dos tornozelos e pulsos. Estas regras também são aplicadas aos nadadores da categoria de Masters.” (FINA By Laws, valid as of 29.08.2016; BL 8 SWIMWEAR -BL 8.4; BL 8.5; BL 8.6).

 

3. FINA BY LAWS 2022 approved by the FINA Bureau

•      3.1. – BL 8.2 In pool and open water swimming competitions the competitor must wear only one swimsuit in one or two pieces. No additional items, like arm bands or leg bands shall be regarded as parts of a swimsuit. All swimsuits (including wetsuits for open water competitions) shall comply with the requirements set forth in these By-Laws and the FRSA.

 

4. Posto isto:

•      4.1. – O recurso a “golas” é proibido, segundo os Regulamentos da FINA, do Circuito Nacional de Águas Abertas e da Douro Bridges;

 

•      4.2. – A ANNP não tem conhecimento de qualquer alteração das regras acima mencionadas, nacionais e internacionais;

 

•      4.3. – Todos os participantes que se apresentaram no Secretariado já equipados e com gola, ou observados pela equipa de arbitragem, foram informados sobre a irregularidade do uso desse artefacto;

 

•      4.4. – Não compete à ANNP comentar ou analisar os regulamentos nacionais e internacionais;

 

•      4.5. – É obrigação da ANNP cumprir e fazer cumprir todas as regras desportivas a que está sujeita.