Domingos Pinto
Águas Abertas
Época desportiva
20212022

Domingos Pinto lembra provas no rio Douro “como algo fora do normal, com muita gente a acompanhar”

Domingos Pinto, ex-nadador do Leixões, participou, no início da década de 70 do século passado, em duas provas no rio Douro, e recorda-as “como algo fora do normal, com muita gente a acompanhar”.

A Travessia do Porto a Nado, a mais emblemática de todas as provas que se realizaram no rio Douro, iniciou-se em 1916 e a sua última edição ocorreu em 1979.

“Uma delas não terminei. Fiquei junto à ponte Luís I por causa de uma caibra”, lembra o atual treinador dos escalões de formação do Clube Fluvial Portuense, que conta estar a acompanhar os seus atletas na Douro Bridges Porto & Gaia Open Water que se vai realizar no dia 4 de setembro e terá a sua partida na Ribeira do Porto com chegada à Douro Marina, em Vila Nova de Gaia, numa distância aproximada de quatro quilómetros.

“O engenheiro Botelho e o treinador Manuel Gonçalves vinham de carro a acompanhar e levavam a minha roupa. No final da prova, os nadadores participantes iam tomar banho às antigas piscinas do Fluvial Portuense”, revela Domingos Pinto, de 69 anos, que adianta que “era importante conhecer as correntes, aproveitar para ir mais rápido”.

Para este treinador de natação, a Douro Bridges “é uma boa iniciativa da Associação de Natação do Norte de Portugal e tem ‘pernas’ para andar, desde que haja vontade de todos, de várias instituições”.

As inscrições estão abertas desde 15 de julho.

O evento, que integra o Circuito Nacional de Águas Abertas e decorre sob a égide da Federação Portuguesa de Natação, será organizado pela ANNP em parceria com os municípios do Porto e Vila Nova de Gaia.

O anúncio da realização do evento teve eco em dezenas de órgãos de Comunicação Social.