Aniversário Casa do Desporto - Mónica Silva
Institucional
Época desportiva
20212022

Associação de Natação do Norte de Portugal distinguida na comemoração dos 50 anos da Casa do Desporto

A Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP) foi distinguida pela Direção Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) como associação fundadora da Casa do Desporto do Porto, que celebrou, na passada sexta-feira, o seu 50.º aniversário.

A cerimónia comemorativa, que decorreu no Auditório daquele espaço, contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

Foram homenageados antigos dirigentes da Casa do Desporto do Porto, bem como as Associações Fundadoras da Casa. O troféu foi entregue a Mónica Silva, vice-presidente da ANNP.

Recorde-se que a ANNP, com 102 anos de existência, é a mais antiga associação da Casa do Desporto.

O programa incluiu, ainda, a Tertúlia «O Desporto em Portugal – Passado, Presente e Futuro», moderada pela jornalista Inês Gonçalves que contou com a participação de Vítor Pataco, Presidente do Conselho Diretivo do IPDJ, José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal, e de Carlos Paula Cardoso, presidente da Confederação do Desporto de Portugal.

O edifício, único do género em Portugal, teve o início da sua construção a 11 de março de 1969 e foi terminado em 31 de dezembro de 1971, sendo a sua edificação e apetrechamento financiados pelo «Fundo de Fomento do Desporto».

O espaço foi destinado aos Serviços da Direcção-Geral da Educação Física e Desportos, associações desportivas, comissões distritais de árbitros e incluía, também, um Centro de Estágio de Desportistas.

Inaugurada a 4 de março de 1972, pelo então Ministro da Educação Nacional, José Veiga Simão e pelo Subsecretário de Estado da Juventude e Desportos, Augusto de Ataíde Soares de Albergaria, a Casa do Desporto do Porto continua a manter-se fiel aos princípios da sua criação, possuindo um rico historial social e desportivo, sendo um espaço de excelência na organização do Movimento Associativo Desportivo, albergando, hoje, um Departamento do IPDJ, uma confederação europeia, três federações desportivas, cinco associações de classe e 23 associações distritais/regionais de modalidade, num total de mais de três dezenas de entidades.

Créditos da foto: IPDJ