Natação Pura

Portugueses na Póvoa de Varzim em avaliação para Pequim

Seis nadadores portugueses com mínimos para os Jogos Olímpicos de Pequim vão participar no II Meeting Internacional da Póvoa de Varzim de natação, que se vai realizar nos dias 19 e 20 de Janeiro, na Piscina Municipal da Póvoa de Varzim, esperando-se que o número de participantes obtido na primeira edição (427) – o prazo de inscrições termina no próximo sábado – seja ultrapassado.

Para os atletas lusos mais cotados, esta prova servirá como avaliação, até porque se trata da primeira competição de 2008 em piscina de 50 metros. Diana Gomes e Carlos Almeida, do Clube Natação da Amadora, Diogo Carvalho, do Galitos de Aveiro, Pedro Oliveira, do CN Rio Maior, Sara Oliveira, do FC Porto/Império Bonança, e Tiago Venâncio, do Palmela Desporto, com «passaporte» para Pequim, são garantia de qualidade do Meeting Internacional da Póvoa de Varzim, inserido no calendário da Liga Europeia de Natação (LEN).

Adriano Niz, Fábio Pereira e Henrique Neiva, do Clube Fluvial Vilacondense, recentemente campeões nacionais de clubes da I Divisão, Luís Monteiro e Paulo Santos, do FC Porto, João Araújo, Paulo Araújo e Jorge Maia, do Famalicão, e Rui Costa, do V. Guimarães, são outros valores da natação portuguesa que enriquecem a prova poveira, cuja organização é da responsabilidade da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP), com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e Varzim Lazer.

Kevin Swander (Estados Unidos) é o «cabeça-de-cartaz» do evento. O nadador norte-americano, de 23 anos, é 15.º do ranking mundial nos 50 metros bruços em piscina longa e 38.º nos 100 metros bruç