José Virgílio Santos Silva
Natação Pura
Época desportiva
20202021

APTN homenageia José Santos Silva

Inserida no programa do 44.º congresso anual, a Associação Portuguesa de Técnicos de Natação (APTN) vai promover, no dia 2 de outubro, pelas 17h30, uma homenagem póstuma ao treinador José Virgílio Santos Silva, ex-diretor-técnico regional da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP), na qual será entregue o Prémio Carreira APTN 2021.

Aníbal Cabral Pires, presidente da ANNP, vai marcar presença na cerimónia.

“A APTN convida todos os associados, colegas e amigos do José Virgílio a assistirem à sessão, que também será transmitida em canal aberto nas redes sociais da APTN”, refere a APTN.

“A carreira desportiva, académica e profissional do José Virgílio foi muitíssimo rica, num contributo continuado e relevante para o desenvolvimento e divulgação da natação portuguesa. Enquanto nadador, representou o Sport Lisboa e Benfica e Sport Algés e Dafundo, com numerosos títulos nacionais e participações na seleção nacional, sendo detetor de um recorde nacional aos 100m bruços em 1979. Manteve-se ativo como nadador master. O José Virgílio foi Licenciado em Educação Física, Mestre Atividade Física e Saúde e exercia a função de Professor Assistente na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto desde 1989. Enquanto Treinador de Natação (nível IV), foi convocado para várias seleções nacionais, com nadadores recordistas nacionais em diferentes categorias. Exerceu a sua atividade em variados clubes filiados na Associação de Natação do Norte de Portugal, tendo sido diretor técnico regional desta Associação na década de 80 e 90. Fez ainda parte dos órgãos sociais da APTN no quadriénio 2005-2008”, indica ainda a associação de técnicos de natação.