Renata Pinto
Institucional
Época desportiva
20202021

Três nortenhos entre os bolseiros dos Jogos Santa Casa

A oitava edição das Bolsas de Educação Jogos Santa Casa oficializou esta quinta-feira o apoio financeiro a 41 atletas olímpicos e 13 paralímpicos de diversas modalidades, entre os quais três nadadores da Associação de Natação do Norte de Portugal, com vista à conciliação da carreira desportiva com o percurso académico.

Ana Catarina Monteiro (Fluvial Vilacondense), Angélica André (Fluvial Portuense) e Renata Pinto (ADADA Porto) são os nadadores que integram a lista de bolseiros.

Os Jogos Santa Casa, em parceria com os comités olímpico e paralímpico de Portugal, irão distribuir uma verba total de 147 mil euros por atletas em preparação para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, Esperanças Olímpicas, Jogos Paralímpicos Tóquio2020 e Jogos Surdolímpicos2021.

Em comunicado, os Jogos Santa Casa referem que “a maioria dos bolseiros está inscrita em licenciaturas e mestrados” e especificam que os atletas podem optar por “um regime de estudo parcial, existindo, por isso, dois tipos de bolsa: uma, de 3.000 euros, para quem mantém os estudos a tempo inteiro, e outra, de 1.500 euros, para quem opta pelo regime de estudo parcial”.

De acordo com os promotores, o programa de Bolsas de Educação Jogos Santa Casa “tem contribuído, ao longo dos anos, para que muitos jovens atletas olímpicos, paralímpicos e surdolímpicos consigam conciliar os estudos académicos com o desporto de alta competição”, tendo atribuído “325 bolsas, no valor total de quase um milhão de euros, a 181 atletas”.