cartaz
Natação Artística
Época desportiva
20202021

Primeira competição em formato virtual excedeu as expectativas

A Associação de Natação do Norte de Portugal, em parceria com a Federação Portuguesa de Natação e Fluvial Portuense, organizou, no passado domingo, o Torneio Zonal Norte de Figuras de natação artística, naquela que foi a primeira competição realizada no nosso país em formato virtual (através da plataforma Zoom).

A prova, que decorreu da melhor forma possível e excedeu as espectativas de todos os intervenientes, foi destinada às categorias de infantis, juvenis, juniores, absolutos e masters e contou com a participação de 60 atletas em representação do Clube Fluvial Portuense, Foca – Clube de Natação de Felgueiras e Ovarsincro – Clube de Natação e por 20 árbitros convocados pelo Conselho Regional de Arbitragem da ANNP.

Para o êxito da organização do torneio contribuiu a excelente e prestimosa colaboração de um técnico de informática, disponibilizado pela ANNP, do trabalho constante de elementos da ANNP, do CRA da ANNP, em especial da juiz árbitro, Carla Silva, e da colaboração de pessoal técnico da FPN.

A prova, em formato virtual, exigiu um trabalho prévio meticuloso para que nada falhasse em termos técnicos, tendo sido realizados dois ensaios gerais, nos quais se acertaram pormenores com a equipa de arbitragem e a equipa técnica.

No dia da prova, foram visualizados os vídeos das provas das atletas, previamente enviados pelos respetivos clubes, tendo os árbitros feito a sua avaliação no momento.

A prova decorreu ao longo do dia, tendo-se iniciado às 9h30 e terminado às 19h00.

É de louvar o esforço dos clubes para manter a atividade, bem como, das atletas e treinadoras, que com muito trabalho, persistência e resiliência, superaram a situação pandémica, mantendo a atividade física, muitas vezes através de treinos em seco e de uma forma virtual.

Este torneio foi considerado por todos um sucesso, seguindo o panorama internacional da natação artística, implementado desde o início da pandemia. Foi a forma possível encontrada para não prejudicar as atletas que diariamente se esforçaram para atingir os seus objetivos.