Polo Aquático

Cinco selecções no Torneio de Felgueiras

As selecções de Itália, Alemanha, Sérvia, Grã-Bretanha e Portugal vão participar no IX Torneio Internacional de Pólo Aquático Feminino – Cidade de Felgueiras, no escalão de juniores (atletas nascidas em 1989 e mais novas), que se realiza de 26 a 29 de Março nas Piscinas Municipais.
Esta competição, que pelo quarto ano consecutivo está inscrita no calendário da Liga Europeia de Natação (LEN), serve de preparação para a Selecção Portuguesa que vai disputar o Campeonato da Europa de juniores na Grécia, de 14 a 21 de Setembro.
Para Paulo Ramos, vice-presidente da Federação Portuguesa de Natação, este “é o torneio com maior tradição em Portugal e que tem condições para se manter no calendário LEN”. “As equipas que vão participar no torneio são o garante de uma grande competitividade e será uma excelente preparação da Selecção Portuguesa para o Europeu na Grécia”, acrescentou o dirigente federativo, hoje na apresentação do evento.
Bruno Carvalho, vereador do Desporto da edilidade felgueirense, considerou que “a semana do Torneio de Felgueiras será de grande agitação, já que decorre em paralelo a Taça das Nações de Sub-23 de ciclismo”, ou seja, vão estar reunidos em Felgueiras “cerca 20 países diferentes num total de 2500 pessoas envolvidas na organização das duas competições”.    

 
Aníbal Pires, presidente da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP), realçou “o esforço a nível desportivo e financeiro da Câmara Municipal de Felgueiras em manter a qualidade de um Torneio catalogado na LEN”.  

Esta prestigiada competição volta a ter a designação original (Torneio Internacional de Pólo Aquático Feminino – Cidade de Felgueiras), depois de nos últimos anos se identificar como Torneio das Seis Nações.  

A edição anterior foi ganha pela Selecção do Canadá e Portugal foi terceiro classificado. A Espanha venceu em 2006, enquanto a Itália foi primeira classificada em 2005, ano em que o Torneio passou a estar integrado no calendário da Liga Europeia de Natação (LEN).  

Pedro Cardoso, que se vai estrear como técnico principal da Selecção Nacional júnior feminina, convocou as seguintes jogadoras: Janete Sousa, Aurelie Mariani, Elisabete Lisboa, Flávia Pacheco e Maria João Pereira (Estrela e Vigorosa); Carla Moreira (Lousada Século XXI); Laura Barbosa e Catarina Santos (Amadora); Sofia Martins e Raquel Almeida (Gondomar Cultural); Carlota Vilaça, Rita Félix e Susana Costa (Fluvial Portuense); e Ana Brissos (Louletano/Vantagem).   

Gleb Abdrizyakov (Rússia), Mehmet Sungu (Turquia), Hristo Gueorguiev (Bulgária) e Luís Vital (Portugal) são os árbitros nomeados para o torneio.   

Programa: 26 Março (Quarta-feira) - Grã-Bretanha-Sérvia (17h30); Portugal-Itália (19h00); 27 Março - Sérvia-Alemanha (17h30); Portugal-Grã-Bretanha (19h00); 28 Março (Sexta-feira) - Itália-Grã-Bretanha (17h30); Portugal-Alemanha (19h00); 29 Março (Sábado) - Itália-Sérvia (09h00); Grã-Bretanha-Alemanha (10h30); Alemanha-Itália (18h00); Portugal-Sérvia (19h30).