Fluvial Portuense
Polo Aquático
Época desportiva
20222023

Fluvial Portuense vence Pacense na abertura do Meeting do Porto

O Clube Fluvial Portuense venceu, esta quinta-feira, por números expressivos, o Clube Aquático Pacense, por 27-7, no jogo de abertura do Meeting Internacional do Porto – Professor Rui Moreira em polo aquático, a decorrer até domingo na Piscina do Clube Fluvial Portuense, que regressa 16 anos após a última edição (2006).

O evento é organizado pela Associação de Natação do Norte de Portugal, em parceria com o Clube Fluvial Portuense, e conta com o apoio da Ágora – Cultura e Desporto.

É associado o nome do Professor Rui Moreira, já falecido, em homenagem ao extraordinário trabalho como treinador que realizou ao longo da sua vida, principalmente na formação de milhares de jogadores de polo aquático.

A competição, destinada a seniores masculinos, conta com a participação de oito equipas, entre as quais três estrangeiras: Grupo A - Seleção Regional da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP); Associação Desportiva Paredes Polo Aquático (3.º classificado da 1.ª Divisão de Portugal); Vitória Sport Clube (Campeão da 1.ª Divisão de Portugal e Vencedor da Supertaça Carlos Meinêdo); Club Natacion Rubi (1.ª Divisão do Campeonato de Espanha); Grupo B - ZPC Amersfoort (1.ª Divisão do Campeonato da Holanda); FREM (1.ª Divisão do Campeonato da Dinamarca); Clube Fluvial Portuense (2.º classificado da 1.ª Divisão de Portugal e Vencedor da Taça de Portugal); Clube Aquático Pacense (5.º classificado da 1.ª Divisão de Portugal).

O Meeting Internacional do Porto é, por si só, uma marca reconhecida da cidade, sendo o mais antigo evento de Natação em Portugal. A primeira edição de polo aquático aconteceu em 1986, um ano após a inauguração da Piscina Municipal de Campanhã, pelo então Presidente da República Ramalho Eanes.

Ao longo dos anos marcou gerações e gerações de jogadores que viam, nesta competição, um dos pontos altos da época desportiva, tendo participado importantes equipas e seleções estrangeiras, com a ANNP a fazer-se representar com uma Seleção Regional.

São transmitidos via streaming, através do Facebook da ANNP, todos os jogos do torneio.

Calendário:

 

22 setembro (quinta-feira)

21h45 Clube Aquático Pacense-Clube Fluvial Portuense (Grupo B), 7-27

23 setembro (sexta-feira)

19h15 ANNP-Rubi (Grupo A)

20h30 AD Paredes-Vitória Sport Clube (Grupo A)

24 setembro (sábado)

09h00 FREM-ZPC Amersfoort (Grupo B)

10h15 ZPC Amersfoort-Clube Fluvial Portuense (Grupo B)

14h30 ANNP-AD Paredes (Grupo A)

15h45 Rubi-Vitória Sport Clube (Grupo A)

17h00 Clube Aquático Pacense-ZPC Amersfoort (Grupo B)

18h15 Clube Fluvial Portuense-FREM (Grupo B)

19h30 AD Paredes-Rubi (Grupo A)

20h45 Vitória Sport Clube-ANNP (Grupo A)

25 setembro (domingo)

09h00 FREM-Clube Aquático Pacense (Grupo B)

13h15 Meia-Final – 1.º Grupo A-2.º Grupo B

14h30 Meia-final - 1.º Grupo B-2.º Grupo A

17h30 Final

18h40 Cerimónia de Entrega de Prémios