Vânia Neves
Águas Abertas
Época desportiva
20212022

Vânia Neves confirma participação na prova do Rio Douro: “Será especial. Foi como nadadora da ANNP que me tornei olímpica”

Vânia Neves, primeira nadadora olímpica de águas abertas da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP), confirmou a participação na Douro Bridges Porto & Gaia Open Water, prova que considera ser “especial”.

“Era minha intenção participar, mas foi com surpresa que recebi o convite da ANNP para ser a dorsal número 1”, revela a atleta que representa atualmente o Viana Natação Clube.

A Douro Bridges Porto & Gaia Open Water vai realizar-se no dia 4 de setembro e terá a sua partida na Ribeira do Porto com chegada à Douro Marina, em Vila Nova de Gaia, numa distância aproximada de quatro quilómetros.

“Participar na Douro Bridges será especial. Foi como nadadora da ANNP que me tornei olímpica”, recorda a nadadora que, em representação do Clube Fluvial Portuense, esteve presente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (Brasil), em 2016, tendo sido 24.ª classificada.

Natural de Castelo do Neiva, a atleta, de 32 anos, diz que “ter provas de águas abertas no Norte do País é extremamente positivo para a promoção da modalidade”, considerando que “a prova no Douro, sendo um percurso único, torna-se diferente, principalmente para os mais novos, ao nível da estratégia, sentido de orientação e nado em grupo”.

Para Vânia Neves, “pelo local que é, um ponto turístico de ambas as cidades, a prova tem tudo para crescer, podendo igualar ou ultrapassar provas espanholas que atingem os 600 participantes”.

As inscrições estão abertas desde 15 de julho.

A última prova de águas abertas no Rio Douro teve lugar em 1979 com a Travessia do Porto a Nado que teve a sua origem no longínquo ano de 1916.

O evento, que integra o Circuito Nacional de Águas Abertas e decorre sob a égide da Federação Portuguesa de Natação, será organizado pela ANNP em parceria com os municípios do Porto e Vila Nova de Gaia.

O anúncio da realização do evento teve eco em dezenas de órgãos de Comunicação Social.