Hugo Ribeiro
Águas Abertas
Época desportiva
20212022

“A Douro Bridges Open Water tem o melhor plano de água da região Norte”, diz Hugo Ribeiro, líder do Circuito Nacional

Hugo Ribeiro, um dos mais conceituados nadadores portugueses de águas abertas, confirmou a participação na Douro Bridges Porto & Gaia Open Water e considera que esta prova “tem o melhor plano de água da região Norte”.

“Foi com surpresa que recebi o convite para ser o dorsal número 2. Fiquei muito contente. É bom ter algum reconhecimento institucional, em especial pela Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP)”, revela o atleta que representa atualmente o Leixões Sport Clube.

A Douro Bridges Porto & Gaia Open Water vai realizar-se no dia 4 de setembro e terá a sua partida na Ribeira do Porto com chegada à Douro Marina, em Vila Nova de Gaia, numa distância aproximada de quatro quilómetros.

“Já falava anteriormente com o Rodolfo Nunes sobre a importância de reativar as provas no rio Douro. É um plano de água fantástico”, reforça o atleta de 34 anos, que lidera o Circuito Nacional de águas abertas.

Com diversos títulos nacionais de 5km e 10km e 5km por equipas, Hugo Ribeiro, que se sagrou campeão europeu de masters em 2013, somou várias participações internacionais, em que se destaca o quarto lugar na Taça do Mundo de 2015 (Canadá), na distância de 32 km, e o nono lugar, na distância de 25km, no Campeonato da Europa realizado na Holanda em 2016, ano em que foi quinto classificado no circuito LEN e que também deixou a alta competição.

Já pensaste em voltar à alta competição? “A minha vontade seria dizer sim, não fecho essa porta, mas precisaria de mais tempo para treinar e ter algum apoio financeiro. Teria de ser muito bem articulado e projetado, ter condições e garantias. Sinto que, do ponto de vista físico, tenho capacidade para voltar à alta competição, em particular às ultramaratonas. Agora, com as minha filhas maiores, já me consigo dedicar mais ao treino”, refere o nadador.

Sobre a Douro Bridges Porto & Gaia Open Water, Hugo Ribeiro, que nunca teve oportunidade de nadar no rio Douro, antevê “uma prova rápida, eventualmente com alguma corrente”. “Será como nadar em ‘casa’ e o objetivo é ganhar”, acrescenta.

Segundo o nadador matosinhense, “as provas de águas abertas no Norte têm crescido muito à custa de Viana do Castelo e Mirandela, mas é preciso continuar a evoluir”.

“Com um plano de água como o Rio Douro, com a proximidade do público e visibilidade que a prova pode ter devido à zona turística onde se vai realizar, será muito positivo para a modalidade”, acredita o atleta nortenho.

Para Hugo Ribeiro, “a primeira edição é sempre uma experiência nova, quer para os atletas, quer para a organização”, projetando que “no futuro, eventualmente, poder-se-á criar mais distâncias, perceber com os atletas o que gostaram mais e o que gostaram menos”.

“A prova tem tudo para crescer. Espero que as pessoas venham participar numa prova que tem o melhor plano de água da região Norte", conclui o nadador.

As inscrições estão abertas desde 15 de julho.

A última prova de águas abertas no Rio Douro teve lugar em 1979 com a Travessia do Porto a Nado que teve a sua origem no longínquo ano de 1916.

O evento, que integra o Circuito Nacional de Águas Abertas e decorre sob a égide da Federação Portuguesa de Natação, será organizado pela ANNP em parceria com os municípios do Porto e Vila Nova de Gaia.

O anúncio da realização do evento teve eco em dezenas de órgãos de Comunicação Social.

Créditos da foto: Hugo Ribeiro Facebook