Angélica André
Águas Abertas
Época desportiva
20212022

Budapeste-2022: Angélica André sétima nos 10km garante melhor classificação de sempre em Mundiais

Angélica André (FC Porto), ao ser sétima classificada na prova de 10km, garantiu, em Budapeste, a melhor classificação de sempre para Portugal em Campeonatos do Mundo.

A nadadora portuguesa fez história ao completar a prova em 2:02.39,30. O pódio foi disputado nos derradeiros metros com a holandesa Sharon Van Rouwendaal, campeã olímpica no Rio-2016 e prata em Tóquio.2020, a vencer com 2:02.29,20, superiorizando-se por 50 centésimos de segundo à campeã alemã Leonie Beck, e à brasileira Ana Marcela Cunha, campeã olímpica em Tóquio-2020.

As portuguesas seguiram sempre no grupo de elite para na parte final da derradeira sexta volta do percurso resistirem ao ataque fortíssimo das favoritas com Angélica André a perder apenas 10 segundos para a vencedora.

“Senti-me bem do início ao fim. Pena não conseguir fazer um pouco melhor. Penso que já foi muito bom, mas na parte final poderia ter disputado mais alguns lugares da frente. Cometi uns erros nos abastecimentos, mas estava-me a sentir bem e foi a melhor classificação de sempre”, afirmou a nadadora do clube da Associação de Natação do Norte de Portugal, em declarações ao site da Federação Portuguesa de Natação.

Resultados