Natação Pura

Rodolfo Nunes: “Resultados em Gijon roçaram a excelência em alguns casos”

Rodolfo Nunes, diretor-técnico regional considera que os resultados obtidos no XXXIII Troféu Internacional de Natação “Villa de Gijon” (Espanha), que se realizou no último fim de semana, “roçaram a excelência em alguns casos”.

“Atendendo aos objetivos delineados, creio que a globalidade dos resultados finais obtidos pelos nadadores da seleção foram bons, roçando mesmo a excelência em alguns casos, tal como se pode comprovar pelos dois recordes nacionais, os quatro recordes regionais, alguns recordes pessoais e os 37 pódios obtidos (11 primeiros, 9 segundos e 17 terceiros)”, afirmou o técnico nortenho.

A equipa da ANNP, primeira classificada no medalheiro, somou 37 medalhas (11 de ouro, 9 de prata e 17 de bronze), à frente das formações espanholas do CN Santa Olaya com 17 medalhas (11 de ouro, 4 de prata e 2 de bronze) e do Getxo Igeriketa Bolue com 5 medalhas (2 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze).

Destaque para os dois novos recordes nacionais absolutos de seleções conseguidos pela estafeta mista de 4×50 livres (1.43,89) com Alexandre Amorim, Ana Faria, Francisca Martins e Tiago Rodrigues e 4×50 estilos (1.51,70) com João Costa, Alexandre Amorim, Ana Catarina Monteiro e Ana Faria.

“Todos os nadadores alcançaram finais e ainda tivemos a primeira e segunda nadadoras mais pontuadas do torneio. Para além disso, o grupo esteve coeso, sempre bem-disposto e com vontade de competir e aprender. Como é lógico, houve um ou outro percalço (algumas finais B que poderiam ser A por exemplo), natural em competição, mas que em nada mancha a globalidade das performances alcançadas. Por isto tudo, creio que a nossa participação foi deveras positiva”, referiu Rodolfo Nunes.

Ana Catarina Monteiro com 794 pontos nos 200 mariposa (2.11,54) e Francisca Martins com 752 pontos nos 200 livres (2.04,20) foram as duas melhores nadadoras do evento.

Participaram 444 atletas (226 masculinos e 218 femininos) em representação de 62 equipas.

Seleção da ANNP:

Alexandre Ferreira Amorim, Porfírio Braga Nunes, Beatriz Santos Silva, Ana Rita Ramos, Maria Leonor Amorim, Ana Rita Faria, Gabriel Silva Aguiar e Mariana Fernandes Barbosa (FC Porto);

Daniela Magalhães Lopes (Grupo Desportivo de Famalicão);

Francisca Soares Martins e Tomás Teixeira Lopes (Foca);

Ana Catarina Monteiro (Fluvial Vilacondense);

Maria Freitas Castro (AD Fafe);

Diogo Filipe Teodoro (CN Valongo);

Sofia Filipa Goncalves e Sérgio Filipe Travanca (Leixões);

João Nogueira Costa (Vitória SC);

Ana Rita Oliveira (Naval Povoense);

Nuno Rafael Alves, António Rafael Bessa e Ricardo Filipe Rocha (Aquático Pacense);

Tiago Moura Rodrigues (CLIP)

Resultados